paulo mendes.jpg

Paulo Mendes | Autor Parceiro da Palavra 

 

Paulo Ricardo Cunha Mendes, ou Paulo Mendes, como assina livros e crônicas, é jornalista, cronista e escritor. Tem quatro livros publicados, três de contos, crônicas e causos regionalistas, e um de pesquisa e teoria literária, além de participações em coletâneas de prosa e poesia.

 

Também é compositor de músicas premiadas em festivais nativistas. Nasceu em Cacequi a 24 de dezembro de 1962 e cresceu em Júlio de Castilhos, ambos municípios gaúchos. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1986, e Mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em 1994.

Trabalhou em diversos veículos de imprensa do RS, sendo atualmente editor de Geral do jornal Correio do Povo, de Porto Alegre. Como cronista é responsável pela coluna dominical “Campereada”, publicada desde 2009, no Correio do Povo Rural. É autor premiado em concursos nacionais e estaduais, principalmente com “Campereadas”, entre eles os prêmios da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), na categoria crônica. Convidado de feiras de livros, homenageado em várias cidades do RS. Também atua como palestrante em CTGs, escolas, universidades e entidades.

Principais obras: Campereadas – O Bolicheiro Nunca Morre (2019), Editora Sulina; Campereadas – Couro, Alma e Coração (2014), Editora Sulina, Campereadas – Crônicas, Contos e Causos do Sul (2011), Editora Sulina (2011); e Um Bardo Desgarrado – A Poesia de Aureliano de Figueiredo Pinto (2015), Editora Olaria Comunicação & Cultura.